pbbq

| A r t i g o s |

FAZENDO O PRESENTE, CONSTRUÍMOS O FUTURO


Por: Doorgal Andrada - 30/08/2018 07:45:08

Muitas pessoas estão insatisfeitas e descrentes com grande parte dos políticos e dos partidos. Não é sem razão, diante do que assistimos nos últimos anos, mas nem sempre foi assim. A vida continua e dela, como de seus recursos de transformação social, como a política e a democracia, não podemos desistir nunca. Daí a importância de participar das eleições, pela oportunidade de escolher nosso futuro, sem omissão ou transferência de responsabilidade.

O voto nulo ou branco é um direito do cidadão, mas também representa uma forma de não participar. Ele transfere para outros parte da responsabilidade que é de todos. Alguém vai acabar decidindo por quem opta por se abster. Essa é a diferença central entre o que é um voto válido e outro que é inválido. Para a Justiça Eleitoral, de acordo com a lei, os votos chamados nulos e brancos são considerados votos inválidos e não entram na apuração final. Ou seja, não influenciam no resultado.

Ao contrário, se todos fizermos a nossa parte, com certeza teremos uma Minas Gerais e um Brasil melhores e mais eficientes, com menos impostos e serviços públicos de mais qualidade. É claro que tudo isso não acontece sem mudanças, sem participação da população e sem muito trabalho. É algo que vem acompanhado de escolhas adequadas e criteriosas. Se há descrença, vamos fazer a renovação, cobrar mudanças, economia, trabalho e menos promessas.

Em primeiro lugar, é necessário resgatar os princípios éticos, estabelecer compromissos claros, conhecer como funciona o poder público e agir, de fato, de acordo com o interesse da população. Uma atuação política dedicada é trabalhar próximo ao cidadão, com transparência, independência e firmeza, cortando as mordomias e fiscalizando de perto o governo. Fiscalizar e cobrar é, antes de tudo, obrigação e não se trata de fazer oposição para atrapalhar, mas para ajudar o governo a não se desviar do compromisso.

Quando um governo, até mesmo aquele que ajudamos eleger, sai do rumo certo, temos que pressioná-lo a se corrigir. Em Belo Horizonte, apoiei a mobilização dos professores da educação infantil para que a Prefeitura aceitasse retomar as negociações em favor de melhorias salariais e adoção de plano de carreira. Sou contra a simples retirada de direitos dos professores. A defesa, nesse caso, foi claramente pelo aperfeiçoamento da educação.

Junto disso, são imprescindíveis as ações de combate à corrupção e aos desvios de dinheiro público. Apresentei dois projetos de lei que visam garantir mais transparência e controle nos contratos da prefeitura com fornecedores de obras e produtos diversos.

Para alcançar essas conquistas, um dos pilares é a independência do Legislativo em relação ao Executivo. Uma das funções do parlamentar é fiscalizar o governo. Não se pode tolerar que isso seja trocado por benesses e favores pessoais. Outro ponto importante é a transparência. Buscando essa condição, lancei o aplicativo ?Nosso Mandato?, com funções que permitem ao cidadão acompanhar de perto todas as atividades do mandato.

Todas essas iniciativas estimulam a reaproximação entre o cidadão e a política, seja por meio do aplicativo, de audiências públicas para debater projetos e temas polêmicos e até mesmo de reuniões e contato direto com as pessoas.

Chegou a hora de participar dessa grande jornada, que começa numa campanha eleitoral e segue durante todo o mandato. Participe. Fazendo o presente, estamos construindo o futuro de Minas.




VOLTAR

© Copyright 2018 Doorgal Andrada / Piero Bruno - Todos os Direitos Reservados