Doorgal Andrada tem 25 anos e é um dos vereadores mais atuantes da capital mineira
É Bacharel em Direito, atleta de triatlo, oficial da reserva do Exército e presidente da Comissão de Legislação e Justiça na Câmara Municipal de Belo Horizonte.
No exercício do mandato do vereador, Doorgal atua com transparência, independência e firmeza, fiscalizando de perto os atos do Poder Executivo municipal e denunciando equívocos do prefeito.
Estes são seus valores básicos na política, que levará também à Assembleia Legislativa de Minas Gerais, caso eleito.
Doorgal Andrada nasceu em Barbacena (MG), filho de Doorgal Gustavo Borges de Andrada e Maria Cristina Sad Discacciati de Andrada. Pertence à oitava geração dos descendentes de José Bonifácio de Andrada, o Patriarca da Independência.
Doorgal viveu em cinco cidades do interior de Minas durante a infância e a adolescência ? a terra natal, Barbacena, e ainda Passa Tempo, Resende Costa, Aimorés e Uberaba ? até se radicar em Belo Horizonte.
As mudanças se deveram à profissão do pai, que foi delegado, promotor de Justiça e juiz. Por elas, Doorgal conheceu bem a realidade do interior e de distintas regiões do Estado. Agora, quer ampliar o trabalho que já faz em BH e estendê-lo a toda Minas Gerais.
Doorgal serviu o Exército no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR), em Belo Horizonte, por decisão própria. E foi lá que ele começou a praticar o triatlo (nataçã, modalidade esportiva na qual compete atualmente.
Até então praticante do futebol, como a maioria dos meninos brasileiros, foi designado por seu oficial para competir pelo Exército no triatlo militar (natação, corrida e lançamento de granadas).
Após se formar no CPOR, continuou praticando o triatlo e concluiu o IronMan, prova com 3,8 km de natação no mar, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida, concluída por ele em 11 horas e 8 minutos.
Dedicação, disciplina, foco e superação de limites são ensinamentos o Exército e do esporte que aplica em todas as suas atividades.
Embora pertença a uma família tradicional da política brasileira, Doorgal decidiu se candidatar a vereador em Belo Horizonte por vontade própria, sem influência de familiares.
Ele acredita que a política, quando voltada para o cidadão, é o melhor caminho para resolver os problemas do país. E quer ser protagonista de mudanças e de uma nova forma de representação da população, mais aberta e transparente.
Foi eleito aos 23 anos com 7.227 votos. Em seu mandato, destaca-se pela defesa da independência do Legislativo em relação ao Executivo, pela fiscalização firme e pela transparência.